Padre Marcos Passerini - Italiano
O padre Marcos teve papel importante na minha formação de valores na adolescência, quando pude experimentar uma vida cristã comunitária, baseada nas comunidades eclesiais de base e na teologia da libertação, sua atuação como padre evangelizador me proporcionou um encontro com o Cristo que ama e que liberta de todo o mal.
Na década de 90, vivenciamos intensamente um espírito comunitário, sem sempre mal entendido por muitos, um modelo de Igreja atuante, inserido na realidade social e cultural da cidade, olhando nos olhos e sentindo o coração das pessoas, amando e se permitindo ser amado, na dinâmica do Espírito Santo que se nos revelava na comunidade eclesial de base.
O pe. Marcos um pai espiritual, com a sua simplicidade e profundidade evangélica me permitiu compreender o que Deus quer de nós, isso mesmo, o que Ele quer de nós, o que devemos fazer em direção ao seu encontro.
Sua visão e prática eclesial, possibilitou o despertar pastoral e evangélico do cuidado e amor para com os mais pobres, os excluídos, injustiçados, tomando partido em nome da fé. Sim, defender e promover os filhos do Pai da Vida.
Pude crescer na fé e na vida comunitária, reconhecer o valor de cada irmão e irmã da comunidade. Como jovem, conheci, colaborei e vivenciei toda uma profunda experiência de Deus na PJ - Pastoral da Juventude, graças ao apoio do pe. Marcos pude coordenar a Pastoral da Juventude no Bom Jardim, bairro de Fortaleza, na Arquidiocese de Fortaleza, no Regional NE 1 - CNBB/Ceará e no Brasil (Coordenação Nacional da Pastoral da Juventude do Brasil/CNBB).
Ao pe. Marcos meus agradecimentos pessoais e espirituais pela conversão que me proporcionou com a sua sabedoria e o seu testemunho cristão e católico.
Segue também algumas pessoas que mesmo distante ou próximo foram e são referencias para a minha VIDA espiritual, profissional e social.
DOM ORCAR ROMERO - Arcebispo de El Salvador
Dentro da Igreja Católica, defendia a "opção preferencial pelos pobres".
[editar]
A morte
Na homilia de 11 de novembro de 1977, Monsenhor Romero afirmou: "a missão da Igreja é identificar-se com os pobres. Assim a Igreja encontra sua salvação."
Óscar Romero foi assassinado em 24 de março 1980 por um atirador de elite do exército salvadorenho, treinado nas Escola das Américas, enquanto celebrava a missa. Sua morte provocou uma onda de protestos em todo o mundo e pressões internacionais por reformas em El Salvador.
Foi declarado servo de Deus pelo Papa João Paulo II.
DOM ALOÍSIO - ARCEBISPO DE FORTALEZA
Dom Frei Aloísio Lorscheider ou Cardeal Lorscheider, como ficou conhecido, nasceu a 8 de outubro de 1924, em Picada Geraldo, Estrela, noRio Grande do Sul. O nome de seu pai era José Aloysio Lorscheider e o da mãe Verônica Gerhardt Lorscheider.
Fez o curso primário em Picada Winck, em Lajeado, e em Palanque e Venâncio Aires. Ingressou em 1934, no Seminário dos padres franciscanos, em Taquari, onde fez os cursos Ginasial e Colegial.
Em 1942, fez o Noviciado e o primeiro ano de Filosofia no Convento São Boaventura, em Daltro Filho e Garibaldi. Em 1944, foi transferido para o Convento Santo Antônio, em Divinópolis, Minas Gerais, onde terminou o curso de Filosofia e fez o curso de Teologia. Passou a adotar o nome religioso de Frei Aloísio, nome que conservou até o final de sua vida. Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Aloísio_Lorscheider
Nenhum comentário:
Postar um comentário