A ousadia de fundar o IDEP - Instituto de Desenvolvimento do Ensino e Pesquisa na conjuntura atual é um desafio mobilizador. Mobilizador, por significar um movimento em direção ao sonho de contribuir com o desenvolvimento do Estado do Piauí e do país.
A construção do IDEP se insere num contexto em que o investimento público e privado na educação tem possibilitado aos brasileiros o acesso democrático ao conhecimento.
No entanto, mesmo diante da gradativa inserção dos menos favorecidos no mercado de trabalho via acesso a qualificação profissional, podemos observar o acirramento de um modelo de educação pautado pela competição, pela centralidade no capital, compreendemos que o papel da educação seja o de formar homens e mulheres comprometidos com a vida, a dignidade humana e a justiça social, logo o IDEP emerge no cenário educacional com a perspectiva de fomentar uma visão humanista das relações sociais, políticas, culturais e econômicas.
O desafio é grande, a coragem e a determinação são ainda maiores. O espírito que move é o da esperança de um outro mundo possível, com relações equitativas e justiça social. Pensar uma instituição educacional para o século XXI e o terceiro milênio diante da crise de valores que estamos enfrentando, é sem dúvida ter os valores humanos como centralidade, daí a implementação de um modelo de educação que privilegie a vida, o conhecimento da cultura e da capacidade de desenvolvimento sustentável local, regional, nacional e global.
A experiência educativa vivida ao longo de anos nos campos da educação, saúde a assistência social nas esferas pública e privada (movimentos sociais e ONG´s) permite-nos um novo olhar e a proposição de uma nova prática educacional e de atuação profissional na sociedade, para tanto nos aliamos à colaboradores que tem como objetivo oferecer sua contribuição profissional , seu conhecimento e expertise técnico e cientifico para a efetivação de um modo de vida que permita a felicidade e a realização de todos os cidadãos e cidadãs.
O passo fundamental deste projeto de desenvolvimento institucional do IDEP é o reconhecimento de que não estamos sozinhos. Um projeto de educação centrado em valores humanos que permitirá e possibilitará ao longo de 5 anos a contribuição para o acúmulo e a produção de novas relações humanas na sociedade, e uma nova civilidade ético-política.
A centralidade da ação pedagógica baseada nos valores humanos nos permitirá um encontro com as referências ético-políticas necessárias para a construção de uma civilização do amor.
parabens que todos seus planos dê certo que deus ilumine você xerosssssssssss.
ResponderExcluirGrato.
ResponderExcluir